sexta-feira, março 02, 2012

Piso Nacional da Educação: Aquidauana sai na frente e investe no professor

Enquanto prefeitos de todo o Brasil marcham até Brasília esta semana para discutir com o governo federal o novo piso salarial nacional para professores estipulado pelo Ministério da Educação - e sua implicação nas folhas de pagamentos - o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman está tranqüilo.


Desde o ano passado Fauzi Suleiman antecipou-se a esse processo e já havia feito aprovar na Câmara Municipal o piso nacional para os professores do município e mais 1/3 da jornada de trabalho para planejamento de aulas, obedecendo a Lei Federal nº 11.738/08.

Segundo observadores que acompanham de perto os caminhos da educação em Aquidauana há muitos anos, o gesto do prefeito Fauzi foi corajoso. “Muito mais que uma decisão voltada para a Educação, a aprovação do piso nacional para Aquidauana foi uma corajosa decisão política do prefeito”, afirmam.

Educação é uma das bandeiras do governo Fauzi

“É claro que isso implica em ônus para o município, tendo em vista que a folha de pagamento vai sofrer significativa alteração. Entretanto, o que importa nesse momento é que estamos cumprindo um compromisso de melhorar a qualidade da Educação do município, compromisso esse firmado com a categoria, onde se inclui o pagamento de salários de acordo com o piso nacional. Os professores de Aquidauana esperaram 16 anos por isso e agora vêm seus direitos assegurados, inclusive com o 1/3 de hora atividade”, disse o prefeito Fauzi.

“Em relação a essas horas para planejamento, isso quer dizer que teremos que contratar este ano mais de 60 professores para completar o quadro”, afirmou o gerente da pasta da Educação, professor Ordalino Cunha. “Mas, como a educação é uma das bandeiras do governo do prefeito Fauzi, todo o esforço será compensando com a melhoria da educação do município”, finalizou.

FETEMS destaca Aquidauana na vanguarda

Em relação ao piso nacional já aprovado em Aquidauana desde 2011, importante destacar que o gesto vem sendo veiculado na imprensa estadual com bastante ênfase.

A própria Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul - FETEMS – entidade máxima na defesa da categoria, publicou nota na imprensa estadual em janeiro último, reivindicando que fosse cumprida em todo o Estado a Lei Federal nº 11.738/08, que assegura 1/3 da jornada de trabalho dos educadores para o planejamento de aulas. Na mesma, nota a FETEMS destaca Aquidauana como um dos poucos municípios do Estado a seguirem a determinação legal federal. “Algumas prefeituras do Estado já vem dando o exemplo”, diz a nota e cita Aquidauana entre os poucos municípios na vanguarda desse processo. “Quem ganha com isso são os alunos, pais, profissionais da educação e toda a sociedade”, completa a nota da FETEMS.

Outro bom destaque para a medida do prefeito Fauzi Suleiman foi dada na semana última, quando a renomada educadora Fátima Silva, ela própria ex-presidente da FETEMS, esteve na cidade para participar da Formação Continuada da GEMED e também teceu rasgados elogios ao prefeito pela aplicação do piso nacional em Aquidauana.

“O prefeito Fauzi e seus vereadores parceiros foram muito felizes ao aprovarem o piso nacional para Aquidauana. Parabéns a eles”, afirmou Fátima.

Fonte: Agecom/Carlos Cabral

Nenhum comentário:

Practice for TOEFL with English, baby!