CONTEÚDO PRINCIPAL:
Saúde
DISCIPLINAS RELACIONADAS:
História, Geografia, Filosofia, Sociologia
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: 2 a 3 aulas
SÉRIE: 1º, 2º e 3º anos
EQUIPE:
Danislei Bertoni, Arlene Philippsen, Giselle Nicaretta
Nos dias atuais, a Biologia encontra posição central na rede de discussões sobre os principais desafios da ciência contemporânea, pois sua dimensão histórica e sociocultural permite compreender a vida como processo resultante das transformações da relação do ser humano com o conhecimento.
De fato, a Biologia, assim como todas as ciências da vida e da saúde, tem importância fundamental na sustentabilidade da vida humana e das sociedades em que os pesquisadores que compõem estes complexos campos do conhecimento dedicam-se ao desenvolvimento desses saberes e contribuem para a melhoria das
condições da vida humana do Planeta.
Neste contexto, discute-se nessa atividade a relação estabelecida entre a Biologia e a Saúde Humana, em sua dimensão política enquanto direito dos cidadãos à saúde pública de qualidade, que se modifica por implementações de políticas públicas de melhoria das condições e valorização da vida humana frente à dinamicidade entre a produção do conhecimento referente ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da biotecnologia, do conhecimento do corpo na perspectiva crítica de que o ser humano é o seu corpo, dos transplantes de medula e de órgãos, da manipulação de organismos geneticamente modificados para a síntese de medicamentos e vacinas, e o desenvolvimento humano e social entendido a partir do desenvolvimento centrado nas pessoas, sujeitos sociais, cidadãos de direitos, na perspectiva crítica da construção hegemônica do referencial de saúde.
No contexto da educação científica, o professor de biologia pode e deve contribuir com discussões envolvendo ciência, tecnologia, economia e política que caminhem para a construção de uma cultura de democracia baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania, atuando contra todo e qualquer tipo de desigualdade social e atitudes de corrupção. A conscientização sobre a importância do voto e da escolha mais coerente dos candidatos que possam nos representar politicamente passa a ser um desses importantes instrumentos.
Neste ano de 2012 teremos eleições municipais e você professor, junto aos estudantes do ensino médio, principalmente aqueles com a responsabilidade do primeiro voto, devem refletir sobre os discursos políticos no sentido de analisar o nível de convicção dos candidatos, que muitas vezes convencem as pessoas a agirem simplesmente pelo voto, por construir a imagem do político “preocupado em resolver os problemas sociais”. Saiba que a saúde pública, assim como a educação e outros direitos sociais, é um direito de todos, assegurado na Constituição Federativa do Brasil, de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde, e não um sistema de concessão de favores.
2. ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Assistir ao vídeo da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” (duração: 4 minutos), promovida pelo Ministério Público Federal. Após assistir ao vídeo, discutir em grupo a importância do jovem se conscientizar a respeito do voto, principalmente aqueles em idade para o primeiro voto.
2. Sob a determinação do Banco Mundial, a reforma do sistema de saúde no Brasil a partir de 1988 assegurou os princípios de universalidade, integralidade, descentralização e gratuidade. Nesse sentido, a saúde pública passou a ser direito de todos os cidadãos brasileiros, não somente aos contribuintes do sistema previdenciário, como era até então. Desses princípios, o de descentralização permitiu que esse direito chegasse mais perto do cidadão, no entanto, também possibilitou atitudes de corrupção e de discursos políticos. A partir dessa problemática, iniciar uma discussão envolvendo o sistema público de saúde, seus princípios, direitos, a necessidade de entendê-lo como uma estrutura social histórica, contraditória e em constante mudança na relação estabelecida entre novas pesquisas e novas políticas públicas, e as atitudes de corrupção política e a praticada por funcionários públicos.
3. Assistir ao documentário “Políticas Públicas de Saúde” (duração: 7 minutos)
O documentário "POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde" conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do SUS.Sua narrativa central mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo Estado, de modo articulado aos interesses do capital, e como, no decorrer do século, através da luta popular, essa relação se inverteu, passando a ser considerada, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado.Toda essa trajetória é contada através de uma narrativa ficcional, vivida por atores, com reconstrução de época, apoiada por material de arquivo.
Sugerir que eles assistam em outro momento o documentário completo “Políticas de Saúde no Brasil” (duração: 1 hora)
4. Solicitar a leitura do texto “O problema do SUS não é só dinheiro”. Após, iniciar uma discussão da possível relação existente entre a corrupção no sistema público de saúde, a impunidade por obstrução do sistema ocasionada por políticos e funcionários públicos mal intencionados, e a saúde convertida em simples mercadoria e reduzida a um mero ato de consumo.
5. Assistir ao vídeo “Entenda a corrupção no Brasil” (duração: 10 minutos), produzido pela TV Folha e após o vídeo, iniciar uma discussão em grupo a partir da ideia de descentralização do sistema de saúde e as consequências das atitudes de corrupção para a população brasileira que necessita ter acesso às políticas públicas.
TV mostra como o Brasil perde, todos os anos, R$ 6 bilhões de reais.
TV mostra como o Brasil perde, todos os anos, R$ 6 bilhões de reais.
6. Em que medida os conhecimentos da Biologia, particularmente a respeito da ação bioquímica de medicamentos no organismo, o desenvolvimento de novos fármacos e novas vacinas, produtos sintetizados por organismos transgênicos, transplantes de medula e de órgãos, uso de plantas medicinais, entre outros, podem contribuir com a melhoria das condições de saúde da população brasileira? De que forma esses novos resultados de pesquisas na Biologia e nas demais ciências da vida e da saúde passariam a fazer parte de políticas públicas que atendam os cidadãos brasileiros e principalmente os mais pobres?
Produção de texto-síntese a partir do encaminhamento metodológico proposto, articulado com as questões “Quanto vale a sua vida?” e “Quanto vale o meu voto?”, em que os estudantes possam se expressar enquanto leitores do mundo, a partir da leitura e compreensão dos textos, das discussões em grupo sobre os vídeos, do nível de argumentação a respeito das ideias básicas que estruturam o atual conhecimento científico, na relação com a dimensão política da saúde na erradicação das desigualdades sociais e como importante instrumento para a geração e implementação de políticas de saúde pública.
a) Bibliográficas
SCLIAR, M. Do mágico ao social: trajetória da saúde pública. São Paulo: SENAC, 2005. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=G70gBIa1l8wC&printsec=frontcover&hl=ptBR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 02/abr/2012.
b) Eletrônicas
AUGUSTO, M. H. O.; COSTA, O. V. Entre o público e o privado – a saúde hoje no Brasil. Tempo Social – Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 11(2): 199-217, out. 1999. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site/images/stories/edicoes/v112/entre_o_publico.pdf. Acesso em: 02/jul/2012.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portal da Saúde. Entenda o SUS. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/area/345/entenda-o-sus.html. Acesso em: 02/jul/2012.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Parlamentares discutem a causa do Movimento Saúde Mais Dez. Disponível em:
http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2012/28_parlamentares_saude_mais10.html. Acesso em: 02/jul/2012.
http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2012/28_parlamentares_saude_mais10.html. Acesso em: 02/jul/2012.
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei Complementar nº 141/2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp141.htm. Acesso em: 02/jul/2012.
BUSS, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência e Saúde Coletiva, jan/mar, a.v. 5, n.1, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v5n1/7087.pdf. Acesso em: 02/jul/2012.
FILGUEIRAS, F. A tolerância à corrupção no Brasil: uma antinomia entre normas morais e prática social. Opinião Pública, Campinas, vol. 15, nº 2, Novembro, 2009, p.386-421. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v15n2/05.pdf. Acesso em: 02/jul/2012.
MOVIMENTO NACIONAL EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA. A saúde pública brasileira precisa de mais recursos do Governo Federal. Disponível em: http://www.saudemaisdez.org.br/index.php/2012-04-14-22-35-41/manifesto/11-opiniao/33-saude-publica. Acesso em: 02/jul/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário