CONTEÚDO PRINCIPAL:
será focada a área de Teatro:
Elementos formais: personagem
Composição: Encenação e leitura dramática
Movimentos e Períodos: Teatro do Oprimido
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Ação, espaço, caracterização, cenografia, sonoplastia, figurino, iluminação, direção, produção, técnica: jogos teatrais, teatro engajado, etc.
será focada a área de Teatro:
Elementos formais: personagem
Composição: Encenação e leitura dramática
Movimentos e Períodos: Teatro do Oprimido
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Ação, espaço, caracterização, cenografia, sonoplastia, figurino, iluminação, direção, produção, técnica: jogos teatrais, teatro engajado, etc.
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: 1º ano
JUSTIFICATIVA
A proposta de se trabalhar com o teatro do Oprimido do dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), que propõe que os espectadores não sejam apenas passivos e sim passem a ser protagonistas do espetáculo e o teatro Engajado que trabalha com temas políticos e sociais, bem como o tema proposto, fará com que os estudantes reflitam sobre a importância do voto como instrumento político, por meio da atuação cênica. Trabalhando esta área do conhecimento em arte, o teatro, os alunos terão oportunidade de vivenciar novas experiências, ter novas percepções e possibilidades de transformação da realidade em que vive, bem como de si mesmo.
a) Mobilização
A partir da provocação “O primeiro voto a gente nunca esquece”, os alunos farão um jogo teatral para aquecimento do seu corpo. A atividade acontecerá da seguinte maneira:
formar grupos de 5 alunos.
- cada um cria uma frase simples relacionada a política e que estamos acostumados a ouvir no nosso dia -a – dia, como por exemplo: “ Eu nem me lembro mais em quem votei” “o povo político não sabe votar”, “cada país tem o governo que merece”...
- cada integrante sorteia um papel e deverá representar, por meio da mímica, a frase.
- depois de todos apresentarem para o seu grupo, eleger a mímica mais convincente, que melhor expressou a frase para apresentar ao grande grupo. Após este aquecimento os alunos estarão preparados para atuar, representar.
b) Descrição da atividade
- Primeiramente solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa e um debate sobre:
1. como o povo brasileiro encara o ato de votar;
2. por que votam em determinado candidato;
3. a partir de quando a população pode votar;
4. se é correto o voto ser obrigatório no Brasil;
5. a corrupção no Brasil, entre outras situações.
O professor deverá fundamentar, dar exemplos, propor textos de leitura (aqui poderá ser usada a técnica da leitura dramática, isto, é, ler o texto de forma cênica) sobre o teatro do Oprimido e o Engajado. Uma sugestão é trabalhar com vídeos no qual o próprio Boal fala sobre o teatro do Oprimido.
- Desenvolver com eles os conteúdos apontados acima e a partir daí propor a atividade principal, que é a criação de uma peça teatral com o tema “O primeiro voto a gente nunca esquece”. Os alunos deverão criar enredo, roteiro, figurino, cenário, iluminação, sonoplastia. Como a atividade trata do Teatro do Oprimido, os espectadores deverão participar como protagonistas da peça.
Segue algumas sugestões de materiais de apoio que poderão ser utilizados:
a) Filme
Título: Eles não usam black tie
Diretor: Leon Hirszman
Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri,
Milton Gonçalves, Rafael de Carvalho, Lélia Abramo, Francisco Milani, Anselmo Vasconcelos.
Produção: Leon Hirszman
Roteiro: Leon Hirszman, Gianfrancesco Guarnieri
Fotografia: Lauro Escorel
Trilha Sonora: Adoniran Barbosa, Chico Buarque de Hollanda, Gianfrancesco Guarnieri
Duração: 120 min. Ano: 1981 País: Brasil Gênero: Drama Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida Estúdio: Embrafilme
b) Músicas:
Que país é esse? Legião Urbana, 1987
RAP do Mensalão. Gabriel O Pensador,
c) Recursos
http://www.youtube.com/watch?v=QqtX2NOkV3k
Vídeo com Augusto Boal, explicando sobre teatro do oprimido.
Vídeo com Augusto Boal, explicando sobre teatro do oprimido.
Vídeo produzido por alunos de sociologia que faz uma crítica à corrupção no Brasil, utilizando a música Que país é este”, do Legião Urbana.
AVALIAÇÃO
a) Critérios
- O aluno reconhece e compreende as relações entre o teatro do Oprimido e o Engajado.
- Analisa e utiliza os elementos de composição teatral.
- Elabora e organiza um roteiro com base nas pesquisas realizadas.
- Interpreta usando as expressões corporais, faciais, gestuais e vocais.
b) Instrumentos
- Debate
- Produção de texto (roteiro)
- Organização, montagem e apresentação da peça teatral.
REFERÊNCIAS
a) Bibliográficas
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica.2008.
b) Eletrônicas
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