sexta-feira, julho 01, 2011

PROJETO ESTUDANTES, MÚSICA, ARTE, SALA DE AULA, ESCOLA,

           PROJETO ESTUDANTES, MÚSICA, ARTE, SALA DE AULA, ESCOLA,


EMENTA DA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
             Entendendo a função social da LEM como possibilidade de ampliar o universo cultural do aluno tornando-o autônomo, crítico e capaz de resolver as diversas situações do cotidiano, é imprescindível a socialização do conhecimento historicamente construído, bem como dos conceitos científicos essenciais que fundamentarão a educação básica do cidadão.

FILOSOFIA
            Direcionar a ação educativa inteirando o aluno de sua capacidade de buscar conhecimento através de relações interpessoais resgatando valores, para interagir como cidadão perante os constantes desafios da sociedade. (Baseado nos artigos 2º, 3º, 22,24, 25, 26, 32, 39 da Lei 9394/96, artigos 3º, 4º, 23 e 26 da Lei Complementar nº 170/ 98 e em consonância com os fins e objetivos da Educação Nacional).

JUSTIFICATIVA
            Com a insatisfação com como estão acontecendo as aulas, com conteúdo imposto através de livro didático, que ainda teve rejeição por muitos alunos reduzindo ainda mais as possibilidades de envolvimento no processo, conseqüentemente reduzindo o aproveitamento, decidi certa tarde perguntar aos estudantes para que eles estudavam, do que serve para a vida deles o que lhes é ensinado. A resposta mais freqüente foi a mais difundida pelo currículo oculto “pra gente ser alguém na vida”, como se já não fossem.  O que está errado nas aulas e se percebem que a maior parte do tempo é gasta com distrações, conversas paralelas aos temas, barulho, brincadeiras inconvenientes. Se sabem que as chamadas de atenção constantes, sermões, broncas, as quais acontecem precedidas de orientações diárias, coletivas e individuais, me provocam um desgaste exagerado tanto física, mental, emocionalmente como moral e que para eles não acrescenta nada de socialmente útil, que assim como uma droga traz prazer instantâneo e que a longo prazo provoca um prejuízo difícil de ser reparado. Neste contexto convidei-os a pensar em formas mais relevantes e interessantes de aprender.

OBJETIVO GERAL
            Oportunizar aos aprendizes contato e prática com a língua inglesa que permitam o desenvolvimento da satisfação pessoal pela conquista de novos conhecimentos que possibilitem novas formas de lazer, acesso ao mundo da tecnologia, assim como gerar um diferencial curricular que lhes dêem uma série de opções e vantagens em relação aos concorrentes na conquista do mercado de trabalho.

OBJETIVO ESPECÍFICO
            Interagir de maneira prazerosa e dinâmica no processo ensino-aprendizagem;
            Gerar reflexão que leve os alunos a formularem conceitos sobre o funcionamento e regras da língua inglesa;
            Conferir cumulativamente competência e habilidade comunicativa.
            Contribuir para a inclusão dos alunos em uma atmosfera prazerosa de descobertas e interação social.
            Demonstrar a valia das discussões;
            Incentivar os estudantes a expressarem suas opiniões;
            Promover maior envolvimento dos estudantes nas atividades escolares;
            Tornar as aulas mais efetivas;

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO
            O professor deverá observar, durante o desenvolvimento das aulas, o envolvimento e a participação dos alunos com as atividades propostas estimulando-os ao compromisso, responsabilidade e companheirismo, à compreensão auditiva, ao descobrimento, conhecimento e uso adequado dos verbos, expressões e vocabulário apresentados nos textos e exercícios, favorecendo a leitura crítica, o uso da linguagem subjetiva, relação com a realidade, julgamento de relevância facilitando que estes momentos sejam oportunos para a socialização de conhecimentos e opiniões além da prática e correção das situações desenvolvidas.

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