segunda-feira, maio 30, 2011

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: ESCANDALOSO!

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: ESCANDALOSO!: "O GOVERNO TEM DINHEIRO PARA PAGAR O PISO PARA OS TRALHADORES EM EDUCAÇÃO. 1) Utilizar corretamente os recursos do FUNDEB : - Conforme a In..."

sexta-feira, maio 27, 2011

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: A GREVE NO TWITTER

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: A GREVE NO TWITTER: "Twitter - profgrevesc Campanha #pisoelei."

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: Por onde anda nosso GOVERNADOR?

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: Por onde anda nosso GOVERNADOR?

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: A realidade NACIONAL

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: A realidade NACIONAL

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: A realidade NACIONAL

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: A realidade NACIONAL

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: Propaganda do Estado e a nossa Resposta!

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: Propaganda do Estado e a nossa Resposta!

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: Nota do SINTE-SC na Mídia

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: Nota do SINTE-SC na Mídia

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: AGENDA

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: AGENDA: "AÇÕES PREVISTAS PARA PRÓXIMA SEMANA DIA HORA AÇÃO LOCAL 30/mai 09:30 Reunião S/Agenda SINTE 15:00 Ato na ALESC FPÓLIS 31/mai 14:00 Ato ..."

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: Vídeo após FUNERAL do Plano de Carreira - Música d...

A EDUCAÇÃO QUER MAIS: Vídeo após FUNERAL do Plano de Carreira - Música d...

sábado, maio 14, 2011

Saiba como fundar um grêmio estudantil (Não clique aqui)

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Para formar o Grêmio são necessários 5 grandes passos, todos muito importantes. Veja com atenção cada um dos passos.
1º PASSO

O grupo interessado em formar o Grêmio, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral.
2º PASSO

A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da ASSEMBLÉIA GERAL. Nesta reunião, decidem-se o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL.
*Importante: A Assembléia Geral precisa ser registrada em ata.
3º PASSO

Os alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas idéias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.
4º PASSO

A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente (caso os estudantes vejam necessidade), dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.
5º PASSO

A Comissão Pró-Grêmio organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil).

* A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.

Educação Melhorando

Aprovado aumento de carga horária e de frequência mínima do ensino básico

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou na terça-feira (3) o PLS 388/07, projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas a carga horária mínima anual do ensino básico - que é formado pelos níveis fundamental e médio. Essa proposta continuará sua tramitação, agora, na Câmara dos Deputados. Apresentado em 2007 pelo ex-senador Wilson Matos, o projeto recebeu parecer favorável do senador Cyro Miranda (PSDB-GO).

Juntamente com essa matéria, a comissão aprovou em Turno Suplementar outro projeto de Wilson Matos: o PLS 385/07, que aumenta a freqüência mínima exigida para aprovação no ensino básico: de 75% para 80% do total de horas letivas.

Originalmente, previa-se uma freqüência mínima de 90%, mas o texto foi modificado pelo parecer do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Essa proposta também será enviada à Câmara. Ambos os projetos alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996).

Fonte: Portal Nota 10 - 05 de Maio de 2011
Obrigado à Professoa Adriana Macarini

Projeto


 Estudantes, Música, Arte, Sala de Aula, Escola,


JUSTIFICATIVA

            Com a insatisfação com como estão acontecendo as aulas, com conteúdo imposto através de livro didático, que ainda teve rejeição por muitos alunos reduzindo ainda mais as possibilidades de envolvimento no processo, conseqüentemente reduzindo o aproveitamento, decidi certa tarde perguntar aos estudantes para que eles estudavam, do que serve para a vida deles o que lhes é ensinado. A resposta mais freqüente foi a mais difundida pelo currículo oculto “pra gente ser alguém na vida”, como se já não fossem.  O que está errado nas aulas e se percebem que a maior parte do tempo é gasta com distrações, conversas paralelas aos temas, barulho, brincadeiras inconvenientes. Se sabem que as chamadas de atenção constantes, sermões, broncas, as quais acontecem precedidas de orientações diárias, coletivas e individuais, me provocam um desgaste exagerado tanto física, mental, emocionalmente como moral e que para eles não acrescenta nada de socialmente útil, que assim como uma droga traz prazer instantâneo e que a longo prazo provoca um prejuízo difícil de ser reparado. Neste contexto convidei-os  a pensar em formas mais relevantes e interessantes de aprender.

Practice for TOEFL with English, baby!